Entre as vantagens das emulsões asfálticas está a redução da viscosidade do CAP, possibilitando a sua utilização em temperatura ambiente e reduzindo a liberação de voláteis e oxidação. Elas também promovem a melhoria da adesividade e o controle de ruptura. As emulsões asfálticas são dispersões coloidais de uma fase asfáltica (50 a 70% de CAP) em fase aquosa composta de agentes emulsificantes e aditivos. As emulsões asfálticas convencionais são classificadas nos seguintes grupos, de acordo com Regulamento Técnico da ANP:
RR – Ruptura rápida.
RM – Ruptura média.
RL – Ruptura lenta.
EAI – Emulsão asfáltica para imprimação.
LA e LAN – Emulsões asfálticas de ruptura lenta catiônica e de carga neutra, respectivamente, para serviço de lama asfáltica. A lama asfáltica é uma mistura de agregado mineral, material de enchimento (fíler), emulsão asfáltica e água usada para reparos superficiais nos pavimentos. Os agregados podem ser areia, agregado miúdo, pó de pedra ou mistura de ambos, desde que suas partículas sejam resistentes e com moderada angularidade, livre de torrões de argila e de substâncias nocivas. O fíler (cimento Portland, cal extinta, pó calcário etc.) deve estar seco e sem grânulos.
LARC – Emulsão asfáltica catiônica de ruptura controlada para serviço de lama asfáltica.